Igreja Metodista Renovada

Quem Somos

A NOSSA HISTÓRIA

AS RAIZES
1-John Wesley, ( 1703-1791)- foi o fundador quem forneceu a teologia básica do metodismo, nasceu em Epworth , Inglaterra filho de Samuel Wesley e Suzana Wesley, seu pai foi pastor anglicano, sua mãe crente consagrada teve forte influência sobre João WesleyAos dezessete anos foi enviado para estudar em Oxford , em 1726 foi eleito líder do grupo de estudante , dois anos mais tarde com a idade de 25 anos for ordenado pastor da Igreja da Inglaterra.

EXPERIÊNCIA DE RENOVAÇÃO
Os irmãos Wesley ,embarcaram para a América como missionários em 1736,voltaram, porém desencorajados e desiludidos, Carlos Wesley chegou na Inglaterra em dezembro de 1736, e João em fevereiro de 1738.
Em Londres conheceram alguns membros da sociedade cristã alemã (os moravianos), num momento de crise procurou conselho com os chamados moravianos, que aconselhou:
"Pregue a fé até que a tenha"

Os irmãos Wesley tiveram uma experiência (pentecostal ou carismática) em 24 maio de 1738.Nos anos seguintes a igreja da Inglaterra passou a conhecer uma renovação de que tanto carecia naquele tempo.
Dessa experiência ficou o relato:
“Eu senti meu coração estranhamente aquecido, senti que confiava em Cristo. Somente em Cristo para a minha salvação, e foi me dado a certeza de que ele tinha tirado os meus pecados, meus próprios e salvado-me da lei do pecado e da morte”.
Forças renovadas para a missão
Foi nesse dia que João Wesley redescobriu a redenção bíblica que estava esquecida no cristianismo do Sc. XVII.
Com renovada fé João e seu irmão juntamente com o amigo George Whitefield, propagou a Palavra de Deus (do amor de Deus) a salvação pôr toda a Inglaterra, pregou aos pobres, operários, gente da classe média e aos ricos.
Grande número de convertidos foi reunido em sociedade formando assim os primeiros grupo de estudo para a formação de discípulos. Hoje esses grupos recebem nomes diferentes tais como: Células, grupo familiar, grupo de estudo, grupo de discipulado.

C O N F L I T O S

Em 1740 a Igreja Anglicana não permitiu que João e Carlos Wesley pregassem na igreja e negaram a comunhão aos metodistas, muitos crentes e pregadores foram então perseguidos pôr causa de sua fé.
Em 1741, Wesley organizou o sistema de "circuit" consistia em enviar pregadores a cavalo para ensinar as boas novas nos lugares mais distantes.
Obs. Hoje temos ônibus que nos servem de condução muito eficiente para a evangelização.Em 1742 se organizou as sociedades, dividindo-as em classes sob a orientação de um líder. No ano seguinte João Wesley escreve as (regras gerais das sociedades unidas).
ExpansãoEm se realizou a primeira conferência entre Wesley e seus pregadores, foi estabelecido alguns princípios de doutrinas e disciplina, a conferência tornou-se um evento anual.
Em 1760 teve início na América o movimento metodista com pregadores leigos:(lay movement), com Robert Strawbridge um importante fazendeiro que organizou o trabalho na cidade de Virgínia, Philips Embury e seu primo com Bárbara Heck começaram o trabalho em Nova York, e o capitão Thomas Webb que deu inicio aos trabalhos na cidade Philadelphia em 1767.Em 1784 teve inicio a ordenação de presbíteros para servir na América, aprofundando a diferença com a igreja anglicana.
Com o crescimento do trabalho nos Estados Unidos se organizou:
A Igreja Metodista Episcopal, posteriormente se uniu à igreja metodista.
(a) A Igreja Unida dos Irmãos em Cristo
(b) (b) Associação Evangélica.
Em 1968 foi organizado a Igreja Metodista Unida.(The United Methodist Church).

DOUTRINAS
A doutrina é baseada na Palavra de Deus, em matéria de fé e moral a autoridade da Bíblia é o padrão supremo, o batismo é pôr imersão, porém aceita-se também a aspersão para aqueles que já foram batizados nesta forma. Quanto aos costumes procura-se a moderação com aconselhamento se necessário, sem proibição, prega-se à perfeição cristã para esta vida (santidade) Cremos no batismo com o Espírito Santo ou na Plenitude do Espírito Santo, cremos, sobretudo que o verdadeiro crente é habitação do Espírito e "Ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
IGREJA METODISTA RENOVADA
A Igreja Metodista Renovada divide a sua história com:
a)A antiga fé do povo hebreu
b)A Igreja Cristã Primitiva
c)A Igreja Anglicana (Igreja da Inglaterra)
d) Igreja Evangélica Moraviana (Alemanha)
e) Igreja Metodista Unida (Usa)
f) Igreja Metodista (Brasil)
g) Igreja de Nova Vida (Botafogo) Rio de Janeiro
A Igreja Metodista Renovada teve início com um grupo iniciando-se com estudos bíblicos, pelo então Pastor Inaldo Francisco Barreto, posteriormente no dia 1 de março de 1981 foi realizado o primeiro batismo numa fazenda no Estado de Minas Gerais, eram todos dezessete católicos carismáticos, no segundo batismo foram batizados mais treze irmãos, desde então teve início a Igreja Metodista Renovada.
Em 1988 foi ordenado o primeiro bispo, Pastor Inaldo Francisco Barreto, pelo reverendo Roberto McAlister, Bispo da Igreja de Nova Vida.
A Ata de fundação foi feita no dia 02 de julho de 1981, a sede provisória estava localizada à rua Sergipe n. 392, com o crescimento do movimento foi necessário se organizar a igreja e no dia 21 de junho de 1984 foi organizado o estatuto da Associação Evangélica Metodista Renovado composto de vinte e sete (27) artigos:
Art. 3O “Os fins da Igreja Metodista Renovada são”:
Adorar a Deus em espírito e em verdade, propagar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, ganhar almas para a vida eterna, fazendo discípulos cf. MT. 28:19, ensinar aos seus membros a buscar o batismo com o Espírito Santo e santificação para suas vidas, promover educação cristã e obras social, administrar seu patrimônio.
Art.4O “as doutrinas aceitas pela IMR, como princípios de fé, têm como fundamentos as Sagradas Escrituras dos Antigos e Novos Testamento, as quais contêm tudo que é necessário para a salvação e santificação dos crentes. Divina revelação dada a homens piedosos movidos pelo Espírito Santo”.
Art. 5O “São membros da Igreja Metodista Renovada, todas as pessoas que, satisfazendo as exigências do seu manual, forem admitidas à sua comunhão”.

QUADRO ADMINISTRATIVO DA IGREJA METODISTA RENOVADA

É composto por um colégio Episcopal cujo o presidente é o Bispo Inaldo Francisco Barreto
Colégio Episcopal
Concílio-Geral
Conselho-GeralConcílio-Regional
Conselho-RegionalConcílio-Local
Conselho-Local


REGIONAIS
1ª-Região- RIBEIRÃO PRETO
Bispo Inaldo Francisco Barreto
email: [email protected]

2ª-Região - ITUVERAVA-SP
Bispo Eder Nelson dos Santos
email: [email protected]

3ª-Região - GUARDA-MOR
Bispo Wilson Batista dos Reis
secretaria: Monica
email: [email protected]

4ª-Região - UBERLÂNDIA_MG
Bispo Carlos Henrique Ferreira
email: [email protected]

5º Região – LONDRINA – PR
Bispo Luis Filipe Quaresma
email: [email protected]

6ª Região – COLATINA– ES
Bispo Edmágno Silva
email: [email protected]

A Igreja Metodista Renovada oferece oportunidade a todos que queiram se dedicar à carreira cristã através dos grupos de discipulado para a formação de discípulos, e do seu seminário intensivo na formação da liderança.