GRUPO SOCORRISTA OBREIROS DO SENHOR JERÔNIMO MENDONÇA RIBEIRO!

“FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, NÃO HÁ ELEVAÇÃO, NÃO HÁ PROGRESSO, NÃO HÁ LUZ”! ENTRE A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE, A CARIDADE É A MAIOR! A CARIDADE É A BONDADE E A MISERICÓRDIA DE DEUS EM AÇÃO”

"O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA CARIDADE, COMO A ENTENDE JESUS, É BENEVOLÊNCIA PARA COM TODOS, INDULGÊNCIA PARA COM AS IMPERFEIÇÕES ALHEIAS, PERDÃO DAS OFENSAS." (RESPOSTA DOS ESPÍRITOS SUPERIORES À PERGUNTA 886 DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS).
O AMOR E A CARIDADE SÃO O COMPLEMENTO DA LEI DE JUSTIÇA, PORQUE AMAR AO PRÓXIMO É FAZER-LHE TODO O BEM POSSÍVEL, QUE DESEJARÍAMOS QUE NOS FOSSE FEITO. TAL É O SENTIDO DAS PALAVRAS DE JESUS: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO IRMÃOS".
A CARIDADE, SEGUNDO JESUS, NÃO SE RESTRINGE À ESMOLA, MAS ABRANGE TODAS AS RELAÇÕES COM OS NOSSOS SEMELHANTES, QUER SE TRATE DE NOSSOS INFERIORES, IGUAIS OU SUPERIORES. ELA NOS MANDA SER INDULGENTES PORQUE TEMOS NECESSIDADE DE INDULGÊNCIA, E NOS PROÍBE HUMILHAR O INFORTÚNIO, AO CONTRÁRIO DO QUE COMUMENTE SE PRATICA. SE UM RICO NOS PROCURA, ATENDEMO-LO COM EXCESSO DE CONSIDERAÇÃO E ATENÇÃO, MAS SE É UM POBRE, PARECE QUE NÃO NOS DEVEMOS INCOMODAR COM ELE. QUANTO MAIS, ENTRETANTO, SUA POSIÇÃO É LASTIMÁVEL, MAIS DEVEMOS TEMER AUMENTAR-LHE A DESGRAÇA PELA HUMILHAÇÃO. O HOMEM VERDADEIRAMENTE BOM PROCURA ELEVAR O INFERIOR AOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS, DIMINUINDO A DISTÂNCIA ENTRE AMBOS. (ALLAN KARDEC)!
CARIDADE. ESTA É UMA PALAVRA QUE JÁ ESTÁ BASTANTE BATIDA E QUANDO A OUVIMOS PENSAMOS IMEDIATAMENTE EM DAR DINHEIRO A ALGUÉM. ESTE PENSAMENTO ESTÁ CORRETO. EM PARTE.
O VERDADEIRO CONCEITO DE CARIDADE É DAR AO PRÓXIMO AQUILO QUE ELE REALMENTE NECESSITA. E FREQUENTEMENTE DINHEIRO É A PRIMEIRA COISA QUE VEM À NOSSA CABEÇA. MAS NÃO É SÓ ISSO.
MUITAS PESSOAS PEDEM À DEUS UMA MANEIRA DE SEREM ÚTEIS, DE FAZER SUAS VIDAS TEREM “SIGNIFICADO” (BREVE EXPLICAÇÃO: TODAS AS VIDAS TÊM UM SIGNIFICADO, UM MOTIVO PARA EXISTIREM. NESTE CASO, ME REFIRO ÀS PESSOAS QUE ESQUECEM DISSO E ACHAM QUE PRECISAM DE UMA MISSÃO PARA QUE SUAS VIDAS TENHAM VALOR). POIS BEM!
DEUS NOS OFERECE VÁRIAS FORMAS DE SERMOS ÚTEIS, MAS CONSTANTEMENTE NEGAMOS O SEU PEDIDO. APESAR DE SEMPRE PEDIRMOS POR UMA MISSÃO OU “TAREFA”, QUANDO ELA APARECE E VEMOS QUE A DOAÇÃO VAI ALÉM DE DINHEIRO RECUSAMOS NA HORA.
A VERDADEIRA CARIDADE NÃO ESTÁ EM DOAR ALGUM DINHEIRO, SEJA QUAL FOR A QUANTIA, MAS EM NOS DOARMOS, DOAR O NOSSO TEMPO, O NOSSO AMOR, O NOSSO CARINHO OU ATÉ MESMO A NOSSA VIDA.
AQUELES QUE MAIS PRECISAM DE AJUDA NÃO TÊM AS SUAS DORES ALIVIADAS COM DINHEIRO. ELAS PRECISAM, SIM, DE ATENÇÃO, AMOR E CARINHO, DE ALGUÉM QUE PEGUE-AS PELA MÃO E AJUDE-AS A CAMINHAR SOBRE O SOLO PEDREGOSO DO SOFRIMENTO.
OS MAIS NECESSITADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM FOME DE AMOR. E AJUDA A ESTES IRMÃOS NÃO É TAREFA NADA FÁCIL. É NECESSÁRIA MUITA DEDICAÇÃO, PACIÊNCIA, E PRINCIPALMENTE, AMOR. SÓ QUE PARA AJUDAR A ESSES IRMÃOS DOANDO-LHES TUDO ISSO, IREMOS SOFRER JUNTO COM ELES, POIS PARA ISSO SERÁ NECESSÁRIO MUITO SACRIFÍCIO DA NOSSA PARTE. SERÁ PRECISO MUITO TEMPO E MUITA PACIÊNCIA. SERÁ NECESSÁRIO AMÁ-LOS TODOS OS DIAS COM A MESMA INTENSIDADE. E ESTE TEMPO PODE DURAR SEMANAS, MESES OU ATÉ ANOS. A GRANDE QUESTÃO É: DESEJAMOS SACRIFICAR PARTE DA NOSSA VIDA TERRENA EM BENEFÍCIO DE OUTRA(S) PESSOA(S)?
A RESPOSTA PODE VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA. MAS ALGUNS COMENTÁRIOS DEVEM SER FEITOS: NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE SOMOS ESPÍRITOS MILENARES HABITANDO ESTE PLANETA DE PROVAS E EXPIAÇÕES EM BUSCA DE CRESCIMENTO. AO LEMBRAR DISSO, VINTE ANOS NA TERRA SÃO APENAS ALGUNS SEGUNDOS NA NOSSA JORNADA EVOLUTIVA.
AO DOAR NOSSO TEMPO, NOSSA PACIÊNCIA E NOSSO AMOR, ESTAREMOS DANDO UM GRANDE PASSO EM DIREÇÃO AO PAI MAIOR E VAMOS APRENDER, TAMBÉM, QUE AO NOS SACRIFICARMOS EM FAVOR DE OUTRAS PESSOAS, IREMOS RECEBER EM DOBRO TUDO AQUILO QUE FIZERMOS. E NÃO HÁ COMO EXPLICAR O SENTIMENTO QUE TOMA CONTA DE NÓS QUANDO, APÓS MUITO ESFORÇO, VEMOS ESPÍRITOS QUE ENSINAMOS A ENGATINHAR ANDANDO SOZINHOS, COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS.
ENTÃO EU LHES DIGO QUE, PESSOALMENTE, VALE A PENA, SIM, NOS DEDICARMOS DE CORPO E ALMA A AJUDAR AO PRÓXIMO, MESMO QUE ISSO EXIJA MUITO DE NÓS.
O SENHOR QUE ESTÁ NO CÉU ESTÁ SEMPRE NOS OBSERVANDO E SEMPRE NOS DÁ A FORÇA E A CORAGEM NECESSÁRIAS PARA SEGUIR EM FRENTE.
ANTES DE PEDIR A DEUS POR ALGUMA TAREFA PENSE SE VOCÊ REALMENTE ESTÁ PREPARADO PARA QUALQUER MISSÃO, POIS MUITOS SÃO OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS.