Canelas Peso da Régua forever

Sobre a Freguesia
A freguesia de Canelas fica situada no concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real. Dista cerca de 8 kms da sede de concelho, e tem vizinhas as seguintes localidades: Galafura (8 kms); Covelinhas (4 kms); Poiares (2 kms); Presegueda (2 kms). Dista de Vila Real e de Lamego cerca de 20 quilómetros. Insere-se num monte, a cerca de 500 metros de altitude a pouca distância da margem direita do rio Douro e da margem esquerda do rio Corgo.
Em termos históricos, esta freguesia tem as suas origens muito remotas, pois teve o privilégio de Couto. Assim foi doada por D. Sancho I ao Bispo D. Pedro.
Por volta de 1205 Canelas tinha-se mudado de S. Gonçalo de Curvaceira, onde eram as suas origens, para o lugar do Assento, para se livrar de uma prega de formigas que invadiram as habitações tornando-as sem condições de habitabilidade.
No entanto, as suas origens parecem assentar numa Fortaleza Romana, de que foram encontrados vestígios, no lugar da “Fonte do Milho”.
Segundo algumas lendas, o nome da freguesia estará relacionado com este lugar.
Os vestígios aí encontrados são hoje considerados monumento nacional.
O lugar em causa tem uma boa visibilidade sobre o rio Douro, de onde os habitantes (os romanos) podiam avistar com facilidade os inimigos. Então, faziam-nos prisioneiros, e torturavam-nos, cortando-lhes as canelas. Daí terá provindo o nome.
Canelas foi instituída como freguesia ainda recentemente. Até essa data era uma anexa da freguesia de Poiares.
Foi sede de um pequeno concelho até ao ano de 1853, altura em que foi extinto. Teve tribunal, cadeia, câmara e pelourinho.
Em 1193, D. Sancho I atribuiu um casal a dois jograis (Bonami e Acompaniado”, como pagamento de uma peça que o rei lhes havia encomendado. Pensa-se que estes terão sido os primeiros artistas de teatro em Portugal. O Infante D. Francisco foi senhor da vila de Canelas.