Sustentabilidade - COP 21 - Fios Sustentáveis

Em 2015, na França, Paris, a Conferência Internacional para o Cl...ima (COP 21) discutirá um acordo internacional que entrará em vigor em 2020. Existe enorme expectativa sobre essa conferência, pois o acordo poderá substituir o Protocolo de Kyoto, fruto da Rio 92. A decepção com a Rio+20 (2012), as urgentes necessidades do planeta, os altos índices de poluição em cidades importantes do planeta e a incapacidade dos governos em implementarem o Protocolo de Kyoto são situações que colocam força para que sejam votadas novas medidas obrigatórias para todos os países.
Nesse grupo, publicaremos temas relacionados às Mudanças Climáticas, seus efeitos e possíveis soluções. Assim, podemos, por aqui, discutir as possibilidades e necessidades de uma mudança radical no projeto de desenvolvimento dos países, dependentes tanto do consumo, como dos combustíveis fósseis como principal fonte energética. Em 2010, estive em Berlim para ouvir o perito em mudanças climáticas, que esteve na COP 15, Dr. Stefan Rahmstorf (Potsdam Institute for Climate Impact Research).
Nosso objetivo aqui é dialogar sobre as mudanças climáticas, a partir das dimensões mais simples do cotidiano. Por isso, não é necessário saber a engenharia química do aquecimento global, basta está preocupado com a qualidade de vida e as formas de vida que nossas sociedades assumiram. Portanto, o foco principal não será discutir teorias a favor ou contra o aquecimento, embora seja um fator importante. Nesse grupo, gostaria de dialogar sobre como o mundo encara os limites do presente e descobre caminhos de esperança para o futuro. Portanto, isso não é tarefa apenas para especialistas, acadêmicos, doutores ou peritos. Seria o conceito que construí no meu novo livro que se chama "Sustentabilidade Transdisciplinar" e "Sustentabilidade Crítica". Não temos a intenção de defender verdades, estamos buscando compreender o mundo e, dialogando, encontrar novos caminhos para as condições de vida que recebemos de graça para viver sejam melhores para as gerações futuras. Quem tiver interesse nesse papo, pode entrar. Se nosso grupo der certo, sonhamos realizar um encontro de sustentabilidade em 2015 no Rio de Janeiro, durante a COP 21 na França, a partir dos temas discutidos aqui.
Seja bem-vindo!
Dell Delambre, Dr. (Consultor em Sustentabilidade e de Ecomuseu) See More