Veganismo

Espaço libertário relacionado ao tema para diálogos, debates necessários (e de forma amigável), trocas de conhecimento, aprendizagem, e ajuda mútua.
Serão excluídos (dentro do possível) ofensas, generalizações, misantropia, spams, floods, trolls, passíveis de banimento. Cada pessoa responde por seus próprios atos. Não somos um grupo de pessoas "mais elevadas" e "puras", mas sim apenas mais um grupo por justiça social a todos animais. Aproveite o que o grupo tem de bom, pois para cada pessoa que te ofender existem outras 10 pra te ajudar. Pedimos que evite publicar fotos/vídeos "chocantes". Também não somos um grupo de receitas, já existem outros grupos de apoio exclusivos para isso: www.facebook.com/groups/ReceitasVeganas

Veganismo é um movimento de justiça social para que nós, seres humanos, vivamos sem explorar os animais. É uma forma de se posicionar no mundo motivada por convicções éticas com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração/abuso dos mesmos. É a prática e busca da abolição ao uso de animais por seres humanos para alimentação, apropriação, trabalho, comercialização, caça, pesca, vivissecção, confinamento e toda atividade que envolva a exploração da vida animal.
Sendo assim, as pessoas que adentram ao veganismo procuram abolir qualquer ação que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal, no exercício da não-violência, a busca por alternativas aos mais diversos produtos, o não consumismo, ação direta, entre outras práticas. É o ato de lutar diariamente pelos direitos animais, evitando ao máximo a exploração de animais humanos e não-humanos.

É muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim um conjunto de práticas focadas nos Direitos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana, ou seja, sem laticínios, ovos, mel, colágeno, etc. A alimentação é apenas uma das partes do conjunto de práticas. Os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles.

O termo "vegan" foi criado em 1944 na Inglaterra, por diferenças ideológicas a Sociedade Vegetariana, numa reunião organizada por Donald Watson envolvendo 6 pessoas.

► A orientação daqui do grupo é vegana abolicionista, entenda aqui:
http://www.facebook.com/notes/veganismo/141067145970544

► Consulte nossa lista fixa dos assuntos mais pesquisados/debatidos:
https://www.facebook.com/groups/grupoveganismo/permalink/585572378186683

► Nosso grupo é aberto. Veja os motivos aqui:
http://www.facebook.com/notes/veganismo/585575798186341

► Como debater no grupo evitando agressividade e ofensa:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1462130424051519

► Reclamações e Sugestões serão recebidas somente aqui:
http://www.facebook.com/1378466962417866


Pedimos paciência, lembrando que somos pessoas humanas que nem sempre estão online. Gratidão!