Israeli Krav Maga Association - Nucleo de Ermesinde

Ermesinde tem desde Março 2010 passado uma nova modalidade de defesa pessoal e combate corpo a corpo. Falamos do Krav Maga, um sistema inserido na nossa freguesia pelo instrutor Ricardo Pinto, credenciado em Israel e habilitado a dar este tipo de instrução.
Segundo este, a modalidade está a ter em Ermesinde tem tido uma boa aderência por parte da população em geral. «Temos alunos de todas as faixas etárias, homens e mulheres, com diferentes objectivos mas todos com um em especial, isto é, aprender a defender-se e a sobreviver a todo o tipo de violencia, e é exactamente isso que se ensina aqui. As técnicas são simples e eficazes, qualquer pessoa, tenha a estatura física que tiver, pode aprender em curtos espaços de tempo a defender-se, o que é uma das grandes vantagens do Krav Maga. É realmente gratificante ouvir os alunos dizerem que se sentem melhor, com mais auto-estima e mais seguros com eles próprios, pois não podemos esquecer que hoje em dia vivemos numa sociedade onde existem altas taxas de violência urbana, onde não é necessário procurar problemas, já que infelizmente eles vêm ter com a pessoa, mais tarde ou mais cedo. Por isso, na minha opinião, penso que todas as pessoas deveriam aprender a defender-se,estar preparadas o mínimo que seja. Aproveito então para convidar todos os interessados/as em experimentar que estejam à vontade para aparecer». E os interessados em aprender esta modalidade poderão fazê-lo no Centro de Treinos em Ermesinde, localizado no Pavilhão do Colégio de Ermesinde, local onde decorrem as aulas ministradas às 3ª e 5ª feiras, das 19h30 às 21h00. Para mais informações está à disposição de todos os interessados o sítio www.kravmaga.pt e 913905302.
Mas antes de passar à prática Ricardo Pinto faz aos possíveis interessados/as em conhecer de perto o Krav Maga uma breve apresentação teórica da modalidade:

O SISTEMA

O Israeli Krav-Maga é um sistema israelita de defesa pessoal e combate corpo a corpo. É um sistema completo que inclui defesa pessoal, defesa contra vários tipos de armas, combate em pé e no chão, técnicas de intervenção, retzev, etc.. Foi criado e desenvolvido de forma a ser o mais rapidamente possível assimilado pelos praticantes, facilitando assim a sua aplicação. Imi Lichtenfeld começou por desenvolver este sistema no exército, tendo mais tarde fundado a Israeli Krav Maga Association e iniciado o desenvolvimento e ensino para a população civil em geral. O Israeli Krav Maga é reconhecido pelo Governo Israelita como o principal método de defesa pessoal e de combate em Israel.

O CONCEITO

Criado nos anos 30 face à necessidade de protecção da comunidade judaica frente a uma crescente violência anti-semita em Bratislava antes da 2ª Guerra Mundial, este sistema foi desenvolvido em condições reais de violência, primeiro na Europa, e posteriormente no Médio Oriente, na sequência da experiência de lutas de rua e situações de guerra, bem como da experiência desportista de Imi Lichtenfeld (lutador de boxe, wrestling, judo e jiu-jitsu). Assim nasceu o Krav Maga, a cujo desenvolvimento Imi dedicou a sua vida. Ao desenvolver este sistema, a principal preocupação de Imi era a sobrevivência do praticante em qualquer situação.
O Krav Maga é baseado em instintos e reflexos defensivos naturais. Ter consciência dos riscos, uma preparação adequada, física e mental, é parte integrante do treino.
O conceito é nunca fazer mais do que o necessário, responder de imediato com movimentos precisos e máxima força. A acção mais importante é a reacção instintiva. É um sistema dinâmico e evolutivo que ensina os seus praticantes a agirem quando tal se verifica necessário. O Krav Maga ensina a pensar e a tomar a atitude certa na altura certa.
O sistema é de eficácia comprovada em situações de violência de rua. O facto mais importante é que o Krav Maga nos prepara para a ausência de regras numa luta de rua. Se a situação for grave aprende-se que a vítima se deve defender usando todos os meios ao seu alcance para travar o ataque ou o atacante.
Aprende-se a usar objectos quotidianos como ferramentas de defesa e/ou ataque. Aprende-se a usar o nosso corpo na sua capacidade máxima para repelir um ataque, o que pode implicar ataques a partes vitais do corpo humano. Devido a estas características e princípios, o Krav Maga é um sistema adaptado a situações reais de violência e de defesa pessoal, sendo de salientar a simplicidade e versatilidade da sua aplicação. Este sistema usa o conceito de ‘retzef’, que em hebreu significa ‘movimento contínuo’ para completar a defesa.

SIMPLES,
RÁPIDO,
EFICIENTE...

O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. É reconhecido mundialmente pela sua eficácia de desarme e técnicas incapacitantes de controlo do agressor e anulação da ameaça. Imi adaptou o sistema para civis de forma a poder ser útil a pessoas de diferentes estaturas, condição física, sexo, capacidades e idade. Foi criado com o objectivo de facilitar a aquisição rápida mas capaz de técnicas a militares, aplicando-se o mesmo na vertente civil.
É hoje em dia o sistema oficial de combate e defesa pessoal usado por muitas unidades especiais e forças de segurança um pouco por todo o mundo. Em Portugal, por exemplo é usado, entre outros, pelo Grupo de Operações Especiais, Corpo de Intervenção e Corpo de Segurança Pessoal da Polícia de Segurança Pública.

TÉCNICAS

É de se fazer notar que embora muitas técnicas utilizadas no Krav Maga sejam partilhadas e similares a outras artes de combate tais como o boxe ou muay thai (nos movimentos de punhos e técnicas de pernas) ou o jiu-jitsu (para as técnicas de chaves, torções e desarmamentos), o treino e objectivos são bastante diferentes, em que aumenta a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...).
Mais ainda, o facto de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (protecção da nossa zona genital e dos nossos olhos, por exemplo). O objectivo é ultrapassar rapidamente a situação.
O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrer nos dias actuais. É colocada muita atenção em factores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários factores externos propícios a causar distracções, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça.