Labrador Retriever Portugal

A intenção deste grupo é criar uma comunidade adepta e amante de cães no geral, sobretudo fans e donos ou futuros donos de um Labrador Retriever. Todos poderão publicar fotos, colocar questões e duvidas, dicas e sugestões, partilhar traquinices e histórias que nos ficam na memória para sempre, para que assim possamos ciar e educar os nossos amigos de 4 patas num desenvolvimento o mais adequado possível para a comunidade e para os próprios animais, podendo desmistificar assim algumas teorias.

Não será permitido qualquer tipo de vendas neste grupo.

Labrador Retriever é uma raça de origem desconhecida cujo local de reconhecimento oficial foi dado à Grã-Bretanha. Considerado o mais popular no Reino Unido e na América do Norte, este canino teria chegado a Newfoundland, no Canadá, levado ou pelos portugueses ou pelos bascos, ou ainda pelos exploradores escandinavos. Lá desenvolveu-se sob o nome de pequeno cão de St. John. Levados à Inglaterra, estes cães foram vendidos aos ricos proprietários de terras, tendo então seu nome modificado para labrador, graças ao nome de um mar na praia de Newfoundland, o mar do Labrador. Esta raça, em 1950, ainda era usada como trabalhadora rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças à sua personalidade juvenil, sua tolerância e sua necessidade de brincar. Em tempos mais modernos, passou ainda a ser utilizada como raça de busca e resgate em montanhas, e como guia de cegos, além de ser uma das mais utilizadas em terapias.

Considerados um dos melhores cães de companhia que existe, o Retriever do Labrador é um animal dotado com um carácter excepcional, afável, carinhoso e amigo das crianças. É bastante pacífico e sociável, uma vez que aceita com grande alegria as pessoas estranhas, bem como outros cães ou animais de estimação que surjam.

É um cão que ladra pouco pelo que é desaconselhado como cão de guarda. Necessita de estar sempre na companhia dos seus donos, já que não lida bem com a solidão e manifesta-o destruindo tudo o que estiver ao seu alcance, desde jardins às almofadas dos sofás.

São muito inteligentes, daí serem utilizados como guia para cegos e como cão farejador de drogas. Como cão de caça possui uma forte resistência e excelente faro. É fisicamente muito ágil e adapta-se facilmente ao meio.

É um cão que repleto de energia e está sempre disposto para brincar, especialmente em jogos nos quais possa aplicar os seus instintos de caçador. É capaz de passar horas seguidas a correr atrás de uma bola, e devolve-a tão eficazmente como se de uma presa se tratasse.

É um animal fácil de treinar e educar, dado que é obediente e gosta de agradar o seu dono.