PALEO descomplicado

Não somos especialistas de nada, não somos nutricionistas nem médicos, não somos chefs de cozinha nem bloggers. Somos determinados. Pedimos desde já desculpa se cometermos alguma imprecisão medico-científica… se isso acontecer, não é propositado! Estamos aqui também para aprender.

Filosofia PALEO

Conceitos básicos:

"Paleolítico" refere-se ao período anterior à invenção da agricultura. Assim, esta é a dieta à qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Da mesma forma que estamos geneticamente adaptados à gravidade da terra, à concentração de oxigénio da nossa atmosfera, à temperatura do nosso planeta, pois estas são as condições que estavam presentes durante a nossa evolução. Esta é a dieta com a qual evoluímos e que moldou os nossos genes!
Quando se fala de Paleo não há um regime, ou um controle de calorias, etc. A simplicidade está em comer com qualidade e corretamente. Não ingerir o que é prejudicial à nossa saúde (anti-nutrientes e doses altas de hidratos de carbono que elevam e muito o nosso nível de insulina no sangue). A dieta Paleo é um conjunto de hábitos alimentares que se torna parte da nossa vida e que produz resultados imediatos.
O que comer: Carne (incluindo órgãos como fígado, coração, etc, não desprezando a gordura), ovos, peixes, vegetais, frutas, azeite, manteiga (não margarina!).
O que evitar: Leite, grãos (trigo e derivados, soja e derivados, milho), açucares, pães, bolachas, refrigerantes, cervejas e outras bebidas industrializadas com açúcar, óleos industrializados, óleos vegetais. Feijão e outras leguminosas.

Não há uma só Paleo. Testa-te! Pesquisa, conhece os alimentos, pergunta, vai para a cozinha e arregaça as mangas! Constrói a tua paleo e vê resultados! (E acredita que haverá outros resultados que não vais sentir para já, mas que vão moldar a tua qualidade de vida a longo prazo...).

Portanto, se tens interesse no tema e vontade de fazer algo para mudar o modo como a alimentação ainda está a ser ensinada aos nossos filhos, és bem vinda/o.

O grupo é fechado mas as publicações são abertas e naturalmente sujeitas a censura da administração, se violarem as regras. Não é aceite publicidade a não ser referências a produtos ligados ao tema (com interesse específico ou em receitas).

Serão eliminados comentários/ participantes que atentem contra a lógica do grupo. O Facebook está cheio de grupos e não queremos ser apenas mais um. Aqui há uma orientação clara pelo "descomplicado", por uma nova-paleo (NeoPaleo). Quem não se enquadrar, sugere-se que procure outro grupo e assim evitam-se problemas. Obrigado pela compreensão!

Estamos a alimentar um site. Visita e colabora!
http://paleo-descomplicado.webnode.pt/

Obrigado!