Re-Food for Good - Núcleo de Vila Nova de Santo André

Precisam-se voluntários para a Re-Food - Núcleo de Vila Nova de Santo André
Mais voluntários = mais ajuda = menos fome

Informação Geral: Re-food é um projecto sem fins lucrativos, criado para servir como um instrumento para redireccionar refeições (sobras) para pessoas que passam fome. Re-food não está a procura de donativos em dinheiro, mas é necessário voluntários e materiais – caso esteja interessado, por favor, não hesite em contactar-nos.

Missão: A missão do projecto Re-food é diminuir a fome no ambiente urbano ao dirigir refeições (sobras) directamente às pessoas que passam fome mais próximas das fontes de doações.

Como: O projecto pretende assegurar a distribuição imediata dos excedentes dos restaurantes àqueles que mais necessitam e se encontram junto destas. Torna-se assim possível criar uma “ponte humana” que liga quem tem uma “sobra diária” com quem tem uma “necessidade diária”.

História: Este projecto começou por desenvolver-se em Lisboa, em 2010, pensando que o maior desafio será lutar para mudar as atitudes daqueles que estão encarregues da indústria da alimentação e na área da política – antes de fazer chegar as refeições que sobram às mãos de pessoas que precisam delas. Ao dar início à construção do projecto percebemos que o caminho já nos tinha sido aberto por António Costa Pereira (ver página do Facebook: Acabar com o Desperdício Alimentar) – o pioneiro nesta "actividade" (ver www.direitoalimentacao.org).

Actual: Re-food pretende seguir esse caminho, essa causa, oferecendo uma estratégia de implementação, ao mesmo tempo, local e global. Pensámos que a solução mais eficaz seria a recepção e entrega de refeições dentro da mesma área local, com voluntários organizados e equipados (com bicicletas). O programa Piloto está a ser implementado na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no coração de Lisboa, nos primeiros meses de 2011 – e vai, em breve, para as outras freguesias vizinhas.

Visão: A visão global consiste em, simplismente, replicar o mesmo sistema em todos os bairros de Lisboa, depois em todas as cidades, e por fim, em todo e qualquer lado onde haja pessoas dispostas a implementar este sistema. E, para tal, estará disponível uma secção “saber-como” para quem quiser implantar a causa re-food no seu próprio local.

Status: Re-food é um projecto sem fins lucrativos, criado para servir como um instrumento para redireccionar refeições (sobras) para pessoas que passam fome. Re-food não está a procura de donativos em dinheiro, mas é necessario voluntários e materiais – caso esteja interessado, por favor, não hesite em contactar-nos.

...

Mais info/Fonte: www.facebook.com/refoodportugal